parent nodes: Interpretações dos hexagramas


45, no i-ching



index do verbete 011 000


rw

45. Ts'ui / REUNIÃO (se misturar)

Acima TUI, A ALEGRIA, LAGO

Abaixo K’UN, O RECEPTIVO, TERRA

JULGAMENTO

REUNIÃO. Sucesso.

O rei se aproxima de seu templo.

É favorável ver o grande homem.

Isso traz sucesso. A perseverança é favorável.

Oferecer grandes sacrifícios traz boa fortuna.

É favorável empreender algo.

A reunião de pessoas em grandes comunidades pode ser um fato natural, como no caso de uma família, ou algo artificial, como no caso de um estado. A família reúne-se em torno do pai, como chefe. A continuidade desta reunião é alcançada através de sacrifícios aos antepassados, celebrações em que todo o clã se reúne. Os antepassados, graças à memória coletiva de seus descendentes vivos, se integram tão profundamente na vida espiritual da família que ela então não se deixa dispersar nem dissolver.

Onde é preciso reunir pessoas, forças religiosas tornam-se necessárias. Mas é também preciso que haja um líder humano como centro da reunião. Para poder reunir os outros, esse líder deve primeiro concentrar-se, integrando-se em si mesmo. Só reunindo forças morais se pode unificar o mundo. Esses grandes períodos de unificação deixarão um legado de importantes realizações. Este é o sentido de oferecer grandes sacrifícios. No âmbito social a época da REUNIÃO exige grandes empreendimentos.

IMAGEM

O lago sobre a terra: a imagem da REUNIÃO

O homem superior renova suas armas para enfrentar o imprevisto.

Quando a água se acumula no lago até ultrapassar o nível da terra, há risco de um rompimento. Deve-se tomar precauções para evitá-lo. Do mesmo modo, quando um grande número de homens se reúne, desentendimentos tendem a surgir; onde acumulam-se muitos bens, roubos tendem a ocorrer. Por isso na época da REUNIÃO é preciso armar-se a tempo, para defender-se do inesperado. Os infortúnios humanos muitas vezes resultam de acontecimentos inesperados, contra os quais não foram tomadas precauções. Podem-se evitá-los mantendo-se prevenido.

LINHAS

Seis na primeira posição significa:

Se você é sincero, mas não até ao fim,

algumas vezes há confusão, em outras, reunião.

Se você chama, após um gesto de mão, você poderá rir outra vez.

Não lamente nada. Ir não envolve culpa.

A situação aqui é a seguinte: um homem quer se reunir a um líder a quem admira. Mas ele se encontra em meio a um grupo numeroso pelo qual se deixa influenciar e por isso fica indeciso. Com isso, não encontra um centro firme em torno do qual possa se reunir. Mas caso essa carência seja expressa num pedido de ajuda, o líder, com um gesto apenas, fará desaparecer toda angústia. Por isso é necessário não se deixar confundir. Reunir-se a este líder é, sem dúvida, correto.

Seis na segunda posição significa:

Deixar-se levar traz boa fortuna

e mantém livre de culpa.

Quando se é sincero

é favorável oferecer mesmo uma pequena oferenda.

Em épocas de REUNIÃO não se devem escolher caminhos de forma arbitrária. Há forças secretas atuando de modo a reunir aqueles que se correspondem. É preciso deixar-se conduzir por esta atração; não há erro nenhum nisso. Quando existem afinidades profundas, não são necessários grandes preparativos ou formalidades. Há, então, entre as pessoas, uma compreensão mútua natural, assim como a Divindade aceita de bom grado uma pequena oferenda se vinda do coração.

Seis na terceira posição significa:

Reunião entre suspiros. Nada que favoreça.

Ir não envolve culpa.

Pequena humilhação.

Muitas vezes um homem busca unir-se a outros, mas as pessoas em seu redor formaram já um grupo entre si, e ele permanece isolado. A situação como um todo parece insustentável. Ele deve decidir-se então pelo caminho do progresso, aliando-se de maneira decidida àquele que está mais próximo do centro do grupo, e que poderá ajudá-lo a conseguir ingresso neste círculo fechado. Isso não é um erro, mesmo que, a princípio, sua condição de estranho seja de certo modo humilhante.

Nove na quarta posição significa:

Grande boa fortuna! Nenhuma culpa.

Aqui descreve-se um homem que reúne outros em torno de si, em nome de seu governante. Como ele não busca vantagens para si, mas trabalha desinteressadamente em favor da união de todos, seu trabalho é coroado de êxito e tudo se resolve de maneira adequada.

Nove na quinta posição significa:

Se aquele que reúne ocupa uma posição de autoridade,

não há culpa.

Caso ainda não haja uma verdadeira adesão

por parte de alguns, será necessária

uma elevada e constante perseverança.

Então, o arrependimento desaparece.

É sempre benéfico para um homem quando as pessoas se reúnem em torno dele de maneira natural e espontânea. Isso lhe confere uma certa influência, que lhe pode ser muito útil. Mas é possível também que muitos se aproximem atraídos não por um sentimento de confiança, mas por sua posição influente. Isso é, sem dúvida, lamentável. O único recurso para se lidar com tais pessoas consiste em procurar conquistar-lhes a confiança graças ao exemplo de uma firme e constante lealdade ao dever. Assim, aos poucos, a desconfiança secreta vai sendo vencida e desaparecem os motivos pelos quais se lamentava.

Seis na sexta posição significa:

Lamentos e suspiros, torrentes de lágrimas.

Nenhuma culpa.

Pode ocorrer que um homem procure reunir-se a outros, e suas boas intenções sejam mal interpretadas. Ele então se entristece e lamenta. Mas este é o caminho certo. Pois com isso é possível que o erro de julgamento seja percebido e a reunião tão desejada e tão dolorosamente perdida ao final se realize.

iuol

nota do autor

Este hexagrama está relacionado tanto por sua forma como por seu significado com o hexagrama 8, Pi, SOLIDARIEDADE. Lá, a água está sobre a terra, aqui o lago está sobre a terra. Uma vez que o lago é o lugar em que as águas se acumulam, a idéia de reunião, nesse hexagrama, se expressa de modo mais acentuado. Essa mesma idéia básica surge também do fato de serem duas linhas fortes (na quarta e quinta posições) que aqui geram a REUNIÃO, enquanto no hexagrama 8 há apenas uma linha forte na quinta posição, em meio às linhas fracas.

nota do autor

Os governantes do hexagrama são o nove na quinta posição e, numa condição secundária, o nove na quarta posição. Neste hexagrama apenas essas duas linhas Yang ocupam uma posição elevada. Elas reúnem à sua volta todas as linhas Yin.

seqüência ;

Quando os seres encontram-se uns com os outros, vão se aglomerando. Por isso a seguir vem o hexagrama: REUNIÃO. Reunião significa ajuntar.

coletânea das indicações

REUNIÃO significa ajuntar.

Em suas duas linhas luminosas, uma ocupando a posição do príncipe e do pai, a outra na do ministro ou filho, o hexagrama possui um poderoso foco central para reunir as demais filhas, que pertencem todas ao princípio sombrio. Enquanto os dois trigramas básicos, K´un (as massas) e Tui (alegria), indicam os fundamentos da reunião, os dois trigramas nucleares significam a quietude (Kên) e a influência (Sun), sugerindo igualmente reunião.

julg amento

REUNIÃO.

Sucesso.

O rei se aproxima de seu templo.

É favorável ver o grande homem.

Isso traz sucesso.

A perseverança é favorável.

Oferecer grandes sacrifícios traz boa fortuna.

É favorável empreender algo.

comentário sobre a decisão

REUNIÃO significa ajuntar. Com devoção, e ao mesmo tempo alegre. O elemento forte está ao meio e encontra correspondência. Por isso os outros se juntam a ele. "O rei se aproxima de seu templo." Isso gera reverência e sucesso. "É favorável ver o grande homem. isso traz sucesso." A reunião se dá sobre bases corretas. "Oferecer grandes sacrifícios traz boa fortuna. É favorável empreender algo", pois isso representa devoção ante o comando do céu. Quando se observa aquilo que eles reúnem, pode-se perceber as relações entre o céu e a terra, assim como entre todos os seres.

A linha forte na quinta posição simboliza o rei, o grande homem, a quem é favorável ver. Abaixo dele está o trigrama nuclear Kên, que significa montanha e casa. A seu lado está ainda a linha forte na quarta posição, a posição do ministro. A montanha indica perseverança. Montanha e templo são ambos lugares onde se celebram grandes sacrifícios. O vento, o trigrama nuclear superior Sun, significa a influência do que está acima, que resultará no sucesso dos empreendimentos já iniciados. No Comentário sobre a Decisão explica-se o nome do hexagrama de várias maneiras: 1) Os atributos dos dois trigramas são a devoção e a alegria, e sobre isso baseia-se a reunião. 2) Uma reunião precisa também de um líder, um centro de consolidação concretizado pelo nove na quinta posição, em torno do qual se reúnem as outras linhas. Para poder reunir o povo, o governante, que está acima, precisa de alegria (Tui); o povo, abaixo, lhe oferece devoção (K´un). Há também uma referência à religião como base para a reunião numa comunidade. O céu é o elo de união da natureza, assim como os ancestrais são o elo de união entre os homens. Quando se conhecem essas forças, todos os relacionamentos se esclarecem.

imag em

O lago sobre a terra:

a imagem da REUNIÃO.

O homem superior renova suas armas para enfrentar o imprevisto.

A justa posição dos dois trigramas fornece a imagem da reunião. na medida em que o lago está sobre a terra e assim há a ameaça de uma inundação, o perigo ligado à reunião está também indicado. os trigramas básicos e os nucleares, considerados individualmente, mostram como esses perigos devem ser enfrentados. O trigrama Tui significa metal e, por isso, armas. O trigrama K´un significa renovação (a terra produz o metal). O trigrama nuclear Sun significa o penetrante, o imprevisto. o trigrama nuclear Kên significa quietude, obstrução.

linha móvel na osicaoextenso(1] posição

Seis na primeira posição:

a) Se você é sincero, mas não até o fim, algumas vezes há confusão, em outras, reunião.

Se você chama, após um gesto de mão você poderá rir outra vez.

Não lamente nada. Ir não envolve culpa.

b) "Algumas vezes há confusão, em outras, reunião."

A vontade está confusa.

A linha fraca ao começo ainda não está estabilizada. Há, sem dúvida, uma relação de correspondência com o nove na quarta posição que indica sinceridade , porém, como essa linha está associada às outras duas linhas fracas de K´un, ela permite que estas a influenciem de modo que a relação natural com o nove na quarta posição é perturbada. isso causa confusão. Entretanto, basta um chamado (Tui é a boca, e por isso o chamado) para resolver o mal-entendido, e o riso volta (Tui é a alegria). Porém, é importante ater-se à direção ascendente.

linha móvel na osicaoextenso(2] posição

Seis na segunda posição:

a) Deixar-se levar traz boa fortuna e mantém livre de culpa.

Quando se é sincero é favorável oferecer mesmo uma pequena oferenda.

b) "Deixar-se levar traz boa fortuna e mantém livre de culpa."

O centro permanece ainda sem se modificar.

Há aqui uma forte relação interna de correspondência com o nove na quinta posição, o governante do hexagrama. Por isso a segunda linha é naturalmente atraída pelo nove na quinta posição.

Por ser uma linha central, ela não se deixa influenciar de modo errôneo por seu meio ambiente. Assim sendo, essa influência interna é efetiva.

linha móvel na osicaoextenso(3] posição

Seis na terceira posição:

a) Reunião entre suspiros. nada que favoreça.

Ir não envolve culpa. Pequena humilhação.

b) "Ir não envolve culpa."

O suave encontra-se acima.

Essa linha não tem relação de correspondência, por isso os suspiros, o abandono e o desamparo. Como a linha pertence ao trigrama inferior, a relação de solidariedade com o nove na quarta posição não se estabelece, pois este último está situado no trigrama inferior. Porém, uma conexão é estabelecida através do trigrama nuclear superior Sun, Suavidade, pois o seis na terceira posição se encontra na posição mais baixa neste trigrama nuclear, ao centro do qual está o nove na quarta posição. Assim é possível ir e estabelecer uma ligação sem que haja culpa, apesar de subsistir alguma humilhação.

linha móvel na osicaoextenso(4] posição

Nove na quarta posição:

a) Grande boa fortuna! Nenhuma culpa.

b) "Grande boa fortuna! Nenhuma culpa", pois esta posição nada exige.

Esta linha ocupa a posição do ministro, que promove a reunião em nome do príncipe, o nove na quinta posição. mas ele não reclama o mérito para si; por isso a grande boa fortuna.

linha móvel na osicaoextenso(5] posição

Nove na quinta posição:

a) Se aquele que reúne ocupa uma posição de autoridade não há culpa. Caso ainda não haja uma verdadeira adesão por parte de alguns, será necessário uma elevada e constante perseverança. Então o arrependimento desaparece.

b) "Se aquele que reúne ocupa uma posição de autoridade", a vontade ainda não brilha o suficiente.

Em termos essenciais, as condições necessárias para a realização da reunião estão disponíveis. Porém, existem dificuldades. O trigrama nuclear Kên, Quietude, age de tal modo que os efeitos sobre as linhas inferiores não se fazem sentir imediatamente. Uma influência duradoura é, pois, necessária. Convém acrescentar à influência da posição a influência da personalidade. Por seu caráter, essa linha faz parte de Ch´ien, sendo, portanto, sublime. Essa caráter precisa adquirir uma forma duradoura; com isso o remorso desaparece.

linha móvel na osicaoextenso(6] posição

Seis na sexta posição:

a) Lamentos e suspiros, torrentes de lágrimas.

Nenhuma culpa.

b) "Lamentos e suspiros, torrentes de lágrimas."

Ele não está tranqüilo ao alto.

A linha mais elevada não tem relação de correspondência (cf. o seis na terceira posição), por isso os lamentos e as lágrimas. Entretanto, não há culpa, pois embora essa linha não esteja tranqüila em sua posição elevada e solitária, ela se adapta à relação de solidariedade e se volta para baixo, para o governante do hexagrama, o nove na quinta posição. A reunião é realizada, pois a idéia de ir ver o grande homem corresponde ao sentido do hexagrama como um todo.

jl

In (the state denoted by) Žhui, the king will repair to his ancestral temple. It will be advantageous

p. 157

(also) to meet with the great man; and then there will be progress and success, though the advantage must come through firm correctness. The use of great victims will conduce to good fortune; and in whatever direction movement is made, it will be advantageous.

1. The first SIX, divided, shows its subject with a sincere desire (for union), but unable to carry it out, so that disorder is brought into the sphere of his union. If he cry out (for help to his proper correlate), all at once (his tears) will give place

p. 158

to smiles. He need not mind (the temporary difficulty); as he goes forward, there will be no error.

2. The second SIX, divided, shows its subject led forward (by his correlate). There will be good fortune, and freedom from error. There is entire sincerity, and in that case (even the small offerings of) the vernal sacrifice are acceptable.

3. The third SIX, divided, shows its subject striving after union and seeming to sigh, yet nowhere finding any advantage. If he go forward, he will not err, though there may be some small cause for regret.

4. The fourth NINE, undivided, shows its subject in such a state that, if he be greatly fortunate, he will receive no blame.

5. The fifth NINE, undivided, shows the union (of all) under its subject in the place of dignity. There will be no error. If any do not have confidence in him, let him see to it that (his virtue) be great, long-continued, and firmly correct, and all occasion for repentance will disappear.

6. The topmost SIX, divided, shows its subject sighing and weeping; but there will be no error.

Footnotes

158:XLV Žhui denotes collecting together, or things so collected and hence this hexagram concerns the state of the kingdom when a happy union prevails between the sovereign and his ministers, between high and low; and replies in a vague way to the question how this state is to be preserved; by the influence of religion, and the great man, who is a sage upon the throne.

He, 'the king,' will repair to his ancestral temple, and meet in spirit there with the spirits of his ancestors. Whatever he does, being correct and right, will succeed. His religious services will be distinguished by their dignity and splendour. His victims will p. 159 he the best that can be obtained, and other things will be in harmony with them.

Line 1 is weak, and in the place of a strong line. It has a proper correlate in 4, but is separated from him by the intervention of two weak lines. The consequence of these things is supposed to be expressed in the first part of the symbolism; but the subject of the line is possessed by the desire for union, which is the theme of the hexagram. Calling out to his correlate for help, he obtains it, and his sorrow is turned into joy.

Line 2 is in its proper place, and responds to the strong ruler in 5, who encourages and helps the advance of its subject. He possesses also the sincerity, proper to him in his central position; and though he were able to offer only the sacrifice of the spring, small compared with the fulness of the sacrifices in summer and autumn, it would be accepted.

Line 3 is weak, in the place of a strong line, and advanced from the central place. The topmost line, moreover, is no proper correlate. But its subject is possessed by the desire for union; and though 2 and 4 decline to associate with him, he presses on to 6, which is also desirous of union. That common desire brings them together, notwithstanding 3 and 6 are both divided lines; and with difficulty the subject of 3 accomplishes his object.

(But that an ordinary rule for interpreting the lineal indications may be thus overruled by extraordinary considerations shows how much of fancy there is in the symbolism or in the commentaries on it.]

Line 4 has its correlate in 1, and is near to the ruling line in 5. We may expect a good auspice for it; but its being strong in an odd place, calls for the caution which is insinuated.

Line 5 is strong, central, and in its correct position. Through p. 160 its subject there may be expected the full realisation of the idea of the hexagram.

Line 6, weak, and at the extremity of the figure, is still anxious for union; but he has no proper correlate, and all below are united in 5. Its subject mourns his solitary condition; and his good feeling will preserve him from error and blame.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???